quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Poderia existir vida alienígena em Bernard b?



Em um novo estudo, cientistas levantaram a possibilidade de encontrar vida próximo à estrela solitária mais próxima ao Sol. 


Assim seria a superfície do Bernard? Credito da imagem: ESO/M. Kornmesser 


Situado a apenas seis anos luz, Barnard’s Star (ou Estrela de Barnard) – nomeada como o astrônomo E. E Barnard – é foco de um recente descoberto planeta conhecido como Barnard b. De acordo com astrônomos da universidade de Villanova, esse mundo relativamente próximo, apesar de possuir uma temperatura de -170 graus Celsius, poderia conter forma de vida extraterrestre primitiva em potencial.
No recente encontro anual da Sociedade Astronômica Americana (AAS) em Seattle, Washington, pesquisadores explicaram que o planeta, que orbita sua própria estrela a cada 233 dias quase a mesma distancia que Mercúrio orbita o Sol, teria um núcleo quente de ferro/níquel e atividade geotérmica que pode suportar a vida como conhecemos.

“Aquecimento geotérmico poderia suportar ‘zonas de vida’ sob sua superfície, semelhante aos lagos internos encontrados na Antártica,” disse o coautor do estudo Edward Guinan.

“Notamos que a temperatura superficial da lua congelada de Júpiter, Europa, é similar à de Bernard b, mas por causa do aquecimento de maré, Europa provavelmente possui oceanos líquidos sob sua superfície congelada.”

A existência de Bernard b também nos conta mais sobre a prevalência de planetas semelhantes na galáxia. “O aspecto mais significante na descoberta do Bernard b é que os dois sistemas de estrela mais próximos do Sol agora são conhecidos por possuírem planetas,” disse o coautor Scott Engle. 

“Isso dá suporte a estudos anteriores baseados nos dados da missão Kepler, inferindo que planetas podem ser muito comuns pelas galáxias, chegando ao número de dezenas de bilhões.”

Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário