sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Arquivos X

Quase 9 mil páginas de documentos, desenhos, cartas e perguntas parlamentares relacionados a OVNIs e registrados pelo Ministério da Defesa britânico entre 1985 e 2007 foram divulgadas pelo Arquivo Nacional britânico(www.nationalarchives.gov.uk/ufos).

Os arquivos estarão disponíveis para visualização gratuita na Internet durante um mês e incluem a história da uma mulher e sua filha no bairro de East Dulwich, em Londres, que dizem ter visto luzes em formato de minhoca, se mexendo no céu, antes de serem visitadas por dois homens em roupas espaciais e óculos escuros durante uma manhã fria de janeiro em 2003.

Os homens, carregando um transmissor que fazia barulhos de "cliques", se apresentaram como Mork e Mindy (ironicamente, o mesmo nome da série de comédia da TV norte-americana no final dos 1970 e início dos anos 1980 sobre um alienígena que vive na Terra).

Os seres alertaram à mulher para não olhar para as figuras no céu por causa da possível radiação, e ofereceu lavar seus olhos com uma solução.

Depois de ser interrogada sobre seu signo astrológico, eles partiram.

Há também o registro da reclamação da mãe e da filha que foram ao Ministério da Defesa relatar terem visto o OVNI "com formato de um verme".

Durante seu depoimento, os dois homens "vestidos em trajes espaciais e óculos escuros que se diziam chamar Mok e Mindy" se juntaram aos policiais, em uma aparente brincadeira com a denúncia das duas mulheres.

Na carta, a mulher diz acreditar que isso aconteceu "para nos fazer parecer idiotas e presumir que nossa história era inacreditável".

Apesar de serem casos curiosos, os arquivos podem ser um golpe para teóricos da conspiração que acreditam que o governo está omitindo informações sobre visitantes extraterrestres.

"Muitas pessoas continuam acreditando que a divulgação desses arquivos é apenas uma camuflagem e que o governo está encobrindo o fato de que não estamos sozinhos no universo", disse David Clarke, consultor do Arquivo Nacional britânico e palestrante em jornalismo na Universidade de Sheffield Hallam.

"Não há nada que você possa fazer para provar o contrário -- não importa quantos arquivos são divulgados, se as pessoas não encontrarem o que querem nos arquivos, não acreditam em sua veracidade", disse.

Entre os documentos está o testemunho feito em 2001 de um controlador de vôo então aposentado da aeronáutica sobre um incidente ocorrido na região de Suffolk em 1956.

Freddie Wimbledon diz ter enviado jatos para interceptor um OVNI captado por radar e testemunhos de pessoas. Um dos aviões seguiu o OVNI de perto antes que ele partisse a "uma velocidade incrível".

Outros documentos relatam o testemunho de várias pessoas que dizem ter visto um OVNI sobre o festival de Glastonbury, em 2003 e um disco voador sobre Nottinghamshire.

Em uma nota de 1995, uma autoridade do Ministério da Defesa disse que "prioridades mais importantes" impediam um estudo mais amplo dos milhares de relatos de OVNIs recebidos desde a 2a Guerra Mundial, e afirma que a percepção do braço DI55 do ministério como defensor da Terra contra alienígenas estava "anos-luz da verdade".

No entanto, os arquivos registram encontros próximos capazes de atrair a atenção de qualquer fã dos agentes da TV Mulder e Scully. Os arquivos contêm um registro em que Winston Churchill teria se interessado por aparições de OVNIs sobrevoando Washington em 1952.

Alguns relatos de OVNIs foram cartas escritas a mão ao Ministério da Defesa por cidadãos que estavam convencidos da existência do que viram.

"Tendo Deus como testemunha, é verdade e vocês deveriam observar isso porque, quem sabe, um dia eles podem vir em centenas", alerta um homem, que avistou um objeto grande e silencioso, com uma luz laranja brilhante, decolar dos campos perto de sua casa no País de Gales, em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário