quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Irã envia tartatuga, rato e vermes ao espaço !



O governo do Irã anunciou nesta quarta-feira (3) que um satélite fabricado no país foi lançado de forma bem-sucedida e levou ao espaço um rato, tartarugas e vermes. A TV estatal disse que o foguete Kavoshgar 3 carrega uma cápsula que contém "animais vivos", o que marca o primeiro experimento do tipo realizado pelo país.

As imagens da televisão mostraram as costas de rato branco que tinha tubos saindo da boca. Em outro container havia vários vermes pretos e pequenas tartarugas. A agência de notícias ISNA disse que os animais foram e voltaram do espaço e chegaram à Terra em segurança, como planejado. Não foram divulgadas mais informações sobre o estado deles. O ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, disse que "os dados biológicos dos animais serão enviados para avaliação".

O presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, disse que "é ótimo que organismos vivos possam ser enviados ao espaço".

– Nós fazemos experiências com eles e eles voltam à Terra.

O primeiro ser vivo a ser enviado ao espaço foi a cadela Laika, em 1957, a bordo do satélite soviético Sputnik-2. Ela não sobreviveu à viagem.

Estratégia científica ou militar?

O lançamento do satélite e a entrega de novos protótipos de foguete são parte do "Dia da Tecnologia Espacial", que faz parte das comemorações dos 31 anos da Revolução Islâmica. O Irã lançou seu primeiro satélite de fabricação própria, o Omid, em fevereiro do ano passado, para marcar os 30 anos do episódio histórico.

Em 2008 o país mandou dois foguetes ao espaço – o Kavoshgar em fevereiro e o Kavoshgar 2 em novembro –, mas nenhum eles carregava carga útil.

A comunidade internacional diz suspeitar que o Irã esteja, secretamente, tentando construir uma bomba atômica. Há o temor de que a tecnologia usada para lançar foguetes seja usada para construir mísseis de longo alcance capazes de carregar material atômico. O Irã nega as acusações.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário