segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Estranho objeto espacial

O objeto nas fotografias capturado pelo Hubble não é um cometa. A algo que nenhum astrônomo viu antes, de acordo com a NASA: Um asteroide com seis caudas iguais as de um cometa, mas não se move como um e não é feito de gelo. Ele está apenas flutuando ali, em rotação como uma aranha louca do espaço.


De acordo com o pesquisador chefe da Universidade da Califórnia, David Jewitt, “ficamos literalmente pasmos quando o vimos [no cinturão de asteroides do sistema solar] Ficamos completamente chocados.” 

A NASA diz que “diferente dos outros asteroides, que aparecem como pequenos pontos de luz, esse asteroide, nomeado P/2013 P5, lembra um sprinkler. Astrônomos estão intrigados com a estranha aparência do asteroide.”

Aparentemente os cientistas não sabem exatamente o que é o objeto, mas teorizam que pode ser o fragmento de um asteroide que sofreu uma colisão 200 milhões de anos atrás.

Porém, segundo a NASA “não acreditam que as caudas sejam resultado de um impacto com outro asteroide porque ele nunca viram uma grande quantidade de poeira sendo jogada no espaço ao mesmo tempo.”

tradução: Ítalo Brito

Fonte: aqui 

2 comentários: