quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Stonehenge

Um estranho monumento que se ergue na planície de Salisbury, ao sul da Inglaterra, Stonehenge é o monumento pré-histórico mais importante da Inglaterra e não há outro igual. Este monumento tem sido usado há muitos anos e até hoje não sabemos qual era sua finalidade. Rituais Druidas, cerimônias, ou um portal?

Uma grande obra dos primitivos britânicos, os cientistas afirmam que Stonehenge foi construído entre os anos 2800 e 1100 a.C em três fases separadas: 1ª Fase: (Morro Circular), que conhecemos como o círculo externo de Stonehenge e dos três círculos de buracos, que cercam o monumento.



As quatro "pedras de estação" que poderiam ter sido utilizadas como um Observatório Astronômico, o objetivo aparente seria observar o nascer e o por do Sol e da Lua, visando elaborar um calendário de estações do ano. 2ª Fase: que iniciou em 2100 a.C. houve a construção do duplo círculo de pedras, em posição vertical no centro do monumento, bem como da larga avenida que leva a Stonehenge e da margem externa das planícies cobertas de grama que o rodeiam.

Na Terceira e última fase, o duplo círculo de pedras foi separado e reconstruído, sendo erguidos muitos dos trílitos.

Vale lembrar também que naquela época, diferentes tribos e autoridades contribuíram para a construção de Stonehenge. Cada um poderia ter objetivos diferentes para construir o monumento.

Os saxões chamavam ao grupo de pedras "Stonehenge" ou "Hanging Stones" ( pedras suspensas), enquanto os escritores medievais chamavam como "Dança de Gigantes".

Novos construtores edificaram uma avenida de monólitos que ligava Stonehenge ao rio Avalon a cerca de 3 km de distância. Stonehenge sobreviveu e a sua magia nunca desapareceu. Atribui-se ao mago Merlim o levantamento das pedras, enquanto que a população local acreditou por muitos anos que as pedras tinham poder curativo que, quando transferidos para a água, conseguiam curar todo o tipo de doenças.

Durante séculos, Stonehenge foi cenário de reuniões de camponeses e nos últimos 90 anos os "Druidas" modernos celebraram aqui o solstício de Verão. Durante aproximadamente 20 anos, milhares de pessoas se reuniam no local todos os meses de junho para assistirem ao festival. Mas em 1985 as autoridades proibiram tanto a vinda dos Druidas como o festival, receosos de que as pedras, assim como a paisagem circundante, possam ser danificadas.



Os Arqueólogos, no entanto, ainda consideram a hipótese de uma construção religiosa...
Acredita-se que Stonehenge e outros sítios megalíticos haviam sido construídos pelos antepassados dos Druidas deste milênio, por acreditarem que fossem lugares de grande força para concretizarem seus rituais...em vez de templos fechados eles reuniam-se nos círculos de pedra, como se vêem nas ruínas de Stonehenge Avebury, Silbury Hill e outros.

Supõem que aquelas construções são anteriores à fase clássica do Druidismo. Isto é verdade, pois foram construídos logo depois da chegada dos Atlantes.

2 comentários:

  1. Muito interessante essa construção. Tenho vontade de conhecer este local. Seja qual for o motivo de sua contrução é algo dígnino de nossa atenção! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. realmente e uma planicie estrodosamente interressante mas existe um mas, não obstante tendo em conta o que se narra dela, devemos julgo eu termos muito cuidado

    ResponderExcluir