domingo, 22 de agosto de 2010

Os Círculos Ingleses

Os círculos ingleses ficaram conhecidos a partir da década de 80, embora já estivessem aqui há muito tempo atrás. Considerados como obras de arte por estudiosos e especialistas, estima-se que cerca de 10 mil destas enigmáticas figuras já foram descobertas em todo o mundo, sobretudo no sudoeste da Inglaterra (próximo à região onde se situa o Stonehenge), aonde as figuras aparecem em uma percentagem maior.

Os círculos ingleses são várias figuras geométricas, todas muito bem organizadas. Em alguns casos, círculos compostos por mais de 200 figuras geométricas numa extensão que vai além de 300 metros de comprimento, já foram encontrados sem que os estudiosos tivessem a menor idéia de como foram feitos.



Os desenhos parecem mudar a cada ano, como se estivesse seguindo uma história. Em 1994, houve várias figuras na forma de escorpiões, aranhas, teias de aranhas e outros insetos. Em 1995, os padrões mudaram para os sistemas solares, cinturões de asteróides e outras figuras planetárias.

Nunca foram encontrados quaisquer traços ou pistas que indicassem como foram feitos ou por quem. Não há pegadas de pessoas, ou marcas de pneus de veículos, nem sinal de que as plantas em seu interior tenham sido manipuladas por humanos.

Os círculos só aparecem nas plantações de trigo, cânola e cevada. Os caules destas plantas quando entortados se quebram, mas nas áreas desse fenômeno elas apenas entortam, em um ângulo de 90° sem quebrar.



Uma característica deste fenômeno é que, quando entortadas, não é possível desentortá-las com o risco de quebrá-las, continuando seu crescimento rasteiro ao chão. E essa vegetação afetada chega a se desenvolver muito mais rápido no interior dos desenhos do que aqueles mais próximos das bordas.

Foi descoberto que os solos adquirem uma quantidade anormal de hidrogênio após cada formação. O único modo desta quantidade de hidrogênio aparecer assim seria se o solo recebesse uma carga elétrica extremamente forte.

Muitos fazendeiros, estudiosos e curiosos acampados vêem ÓVNIS com certa frequência pouco antes dos círculos terem sido descobertos.

Claro que 30% dos círculos encontrados são falsos. Muitas pessoas que são levadas a fazer esse tipo de fraude, sempre estão atrás de fama, conhecimento ou apenas uma disputa de arte.

Como na imagem abaixo:


Publicidade do navegador Mozilla Firefox


Os círculos forjados são fáceis de identificar, são realizados de forma irregular, sem a simetria ou a perfeição geométrica dos círculos verdadeiros e ainda ficam repletos de vestígios dos amadores que fez.

Mais ainda existe muito para se descobrir sobre esses misteriosos círculos.

2 comentários:

  1. Olá Italo, seu blog está muito bonito e informativo. Gostaria de informar qye Andy Tomas um dos maiores pesquisadores sobre Círculos Ingleses e teorias conspiratória estão no IPPB (São Paulo - Ipiranga) fazendo paletra. Também o Russo Stonehill. tenho todoas as informações no meu blog. Um abraço e muita paz!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou do blog :)
    e obrigado pela informação

    ResponderExcluir