quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Terremoto destrói prédio da ONU no Haiti



Um terremoto de 7 graus de magnitude atingiu nesta terça-feira (12) o Haiti e destruiu o prédio da Organização das Nações Unidas em Porto Príncipe, segundo um porta-voz da instituição, que disse que há vários funcionários desaparecidos.

Vários testemunhos de jornalistas e outras pessoas no país relatam que muitos prédios desabaram e que pode haver até milhares de vítimas. Agências divulgaram imagens da destruição pelo país, mostrando o palácio presidencial destruídos e vários outros prédios que desabaram. Prédio onde fica o escritório do Banco Mundial também desabou.

Segundo Dale Grant, analista da USGS, este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984.

Não há relatos oficiais de vítimas e feridos, mas a força do terremoto pode causar grande destruição. Somente em Porto Príncipe, capital do país, vivem cerca de 2 milhões de pessoas.

Segundo familiares de brasileiros em ação no país, os militares estão bem. O governo brasileiro se solidarizou e disse que os militares estão ajudando nos resgates. De acordo com relato recebido do Encarregado de Negócios do Brasil em Porto Príncipe, Cláudio Campos, o prédio da Embaixada do Brasil sofreu sérios abalos, mas não houve vítimas entre os funcionários brasileiros.

Segundo testemunhas ouvidas pela agência France Presse, o centro de Porto Príncipe ficou completamente destruído, e o terremoto foi uma verdadeira catástrofe. Segundo um médico local, há muitos mortos.

Em entrevista ao G1, um haitiano relatou que todos estão com medo de voltar para dentro dos prédios.

O correspondente da agência Reuters disse, entretanto, que vários prédios em Porto Príncipe desabaram e que há vítimas.

"Tudo começou a tremer e as pessoas começaram a gritar, casas e prédios caíram... está tudo um caos", disse Joseph Guyler Delva. "Vi pessoas soterradas e pessoas mortas", completou.

A porta-voz de um grupo de apoio católico no Haiti, Sara Fajardo, disse ter ouvido de um colega em Porto Príncipe que o tremor deve ter deixado milares de mortos. Segundo relatos de um correspondente da agência Associated Press, um hospital desabou em Petionville e as pessoas ficaram desesperadas nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário