quinta-feira, 19 de novembro de 2009

União Europeia escolhe hoje primeiro presidente !



Os líderes dos 27 países-membros da União Europeia se reúnem nesta quinta-feira (19) em Bruxelas para decidir quem será o primeiro presidente fixo do bloco. O cargo passará a existir somente em 1º de dezembro, quando entram em vigor as mudanças propostas pelo Tratado de Lisboa.

Os nomes mais fortes que competem pelo posto são o primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker; Jan-Peter Balkenende, premiê da Holanda; Tony Blair, ex-primeiro ministro britânico; Herman Van Rompuy, premiê belga e considerado o favorito na disputa; e Vaira Vike-Freiberga, ex-presidente da Letônia e única mulher entre os candidatos mais fortes ao cargo.

O eleito será escolhido por consenso durante a reunião, de caráter informal.

O detentor do novo cargo será o responsável por facilitar a coesão interna do bloco e representá-lo politicamente no exterior. O mandato é de dois anos e meio, e substitui o esquema de presidência rotativa - que atualmente está com a Suécia. O futuro presidente da UE não poderá ser chefe de governo de seu país durante o mandato.

Para Umberto Celli Jr., professor de direito internacional da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), a nova Presidência da UE, que passará a valer nos termos do Tratado de Lisboa, corrige uma deficiência política do bloco: a falta de representação comum em questões de política externa, o que diminui suas forças nas relações internacionais.

Principais candidatos à Presidência da União Europeia

Herman Van Rompuy
Premiê da Bélgica
Democrata-cristão, conservador
Tony Blair
Ex-premiê do Reino Unido
Trabalhista, centro-esquerda
Jean-Claude JunckerPremiê de Luxemburgo
Democrata-cristão, conservador
Jan Peter Balkenende
Premiê da Holanda
Democrata-cristão, centro-direita
Vaira Vike-Freiberga
Ex-presidente da Letônia
Independente

Comentário Pessoal : Chegou a Hora ,a Nova Ordem Mundial está sendo Implantada , não caiam nessa por favor , eles querem nos manipular , apenas uma coisa a dizer..

NÃO VOU DESISTIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário